Thây com alguns membros da família latina... Recordo-me de uma Sessão de Perguntas e Respostas com o Thich Nhat Hanh, quando uma menininha perguntou a ele se um dia ele já tinha tido filhos... E ele respondeu que sim... Ela ficou surpresa, pois pensava que monges não teriam filhos... Quantos, ela perguntou... Thây sorriu e disse: um milhão de filhos... a menininha ficou ainda mais impressionada, e tirou a dúvida: e você tem uma casa assim tão grande para todos os seus filhos morarem? Thây de novo sorriu, e respondeu simplesmente, sim, eu tenho...Esta postagem é sobre isso -- o coração do Buda e do mestre, e o coração manifesto e casa da família espiritual que somos --, e uma visita aos jardins do Upper Hamlet, Plum Village, onde costumo ficar hospedado, e suas pessoas e atividades durante o Retiro de Verão:
ser é interser, na bonita caligrafia do Thây -- se você pratica fica fácil de entender, como nos diz o mestre em seu lindo poema Interrelationship:Você é eu, e eu sou você.
Não é óbvio que nós "intersomos"?
Você cultiva a flor em você mesmo
para que eu seja belo.
Eu transformo o lixo que há em mim
para que você não tenha de sofrer.
Eu apóio você,
você em apóia.
Estou neste mundo para oferecer-te paz;
você está neste mundo para trazer-me alegria.
Não é óbvio que nós "intersomos"?
Você cultiva a flor em você mesmo
para que eu seja belo.
Eu transformo o lixo que há em mim
para que você não tenha de sofrer.
Eu apóio você,
você em apóia.
Estou neste mundo para oferecer-te paz;
você está neste mundo para trazer-me alegria.
sorrisos amplos e aplausos silenciosos na melhor tradição de Plum Village, mãos para cima e uma linda energia move-se no ar... Repare na alegria desta platéia, à qual são ofertadas as coisas mais puras e muitas vezes até ingênuas, doces e divertidas... Alimento para o coração
e enfim a Lua nasce, junto à residência dos monásticos e por detrás dos bosques que cercam o Upper Hamlet... Algumas vezes, na Lua cheia, promovemos uma fogueira junto ao lago de Son Ha, e a qualidade das apresentações musicais é sempre impressionante, e às vezes se dança, sob a lua, junto ao lago... em Plum Village
um detalhe da Pagoda do Sino do Upper Hamlet, sob a benção da lua cheia, na linda foto do meu amigo Richard Friday
uma outra foto da família italiana em sua constelação do verão de 2008, na qual aparece o monge senior que a orientou, o abade em exercício do Upper Hamlet Thây Pháp Don, durante o aniversário de dezenove anos do brilhante e encantador Martino, na época um aspirante a monge, com a túnica cinza -- meses depois ele tornou-se noviço em Plum Village, e agora atende pelo nome de Pháp Bieu.
um outro feliz aniversário nos jardins do Upper Hamlet, e um outro evento internacional de celebrar a paz da convivência harmoniosa entre os povos -- a celebrante vem da Índia, cada uma das crianças desta foto tem nacionalidade diferente, e havia gente do mundo inteiro na festa ao ar livre... Em Plum Village, em muitos aniversários canta-se o Parabéns a você em bem mais de uma dezena de idiomas
este é um momento de intimidade tranqüila da família espanhola que se reuniu durante o retiro "The Breath of the Buddha" -- dela participavam praticantes até de Hong Kong e do Havaí, além de Argentina, Portugal, Inglaterra, Irlanda, Itália, Noruega, e é claro Brasil -- numa roda de Compartilhar do Darma nos jardins pacíficos e belos do mosteiro de Son Ha...

Não existe chegar nem partir, pois nós estamos sempre com você, e você está sempre conosco. Quando voltamos para casa e nos lembramos de nos voltar para a nossa respiração, sabemos que nossos amigos em Plum Village e em toda a Sangha ao redor do mundo estão respirando também. Quando quer desejemos, podemos tomar refúgio nas práticas da respiração consciente, do comer consciente, da fala amorosa e muitas outras práticas maravilhosas. E quando o fazemos, sentimo-nos estreitamente conectados, não mais sozinhos. Tornamo-nos tão grandes quanto o Corpo da Sangha.
Vamos continuar com nossa prática quando retornarmos às nossas casas, famílias e sociedade. Assim como aprendemos a viver em harmonia com a Sangha em Plum Village, assim também podemos cultivar harmonia em nossa família e em sociedade. Assim como aprendemos a compreender e a apreciar nossos amigos praticantes, podemos aprender também a compreender e apreciar nossos colegas de trabalho e nossos vizinhos. Podemos praticar a fala amorosa com estranhos num ônibus em nossa cidade, assim como fazemos com nossos irmãos e irmãs em Plum Village. A prática da plena consciência está onde nós estamos.
(de COMO DESFRUTAR DA SUA ESTADIA EM PLUM VILLAGE - UM GUIA DAS PRÁTICAS E ATIVIDADES, COMPILADO PELOS MONGES E MONJAS DE PLUM VILLAGE)
Se desejar ver um pouco mais do Upper Hamlet clique aqui, e para ver mais de Son Ha, por favor clique aqui -- e desfrute de sua visita virtual!

No comments:
Post a Comment