Sunday, April 12, 2009

compartilhar

“Podemos ir a um monastério ou a uma bela ilha para retiro e cura, desde que saibamos que a cura está dentro de nós e que o lugar é apenas a condição que permite à cura manifestar-se. Não confira poderes especiais de cura ao lugar. Quando deixarmos de correr de um lugar para outro, seremos muito mais felizes.”

Thich Nhat Hanh, em Nothing to do, Nowhere to go - Waking up to who you are (Parallax Press, 2007)





Este blog nasce para compartilhar com a Sangha brasileira da tradição do Mestre Zen Thich Nhat Hanh (foto abaixo) algumas de minhas vivências em Plum Village, centro de meditação na França, e através de fotos e textos oferecer um certo sabor, com muita cor, do que é a vida e a prática lá -- e talvez inspirar mais pessoas a visitar esta que é a casa principal, a nave-mãe da nossa Sangha -- sem no entanto desejar mistificar o lugar, como bem dito no texto acima.

As fotos foram enviadas a mim por amigos que também lá estiveram, como o Leo Dobbin da Sangha Viver Consciente - RJ, o Sam NG de Hong Kong, o Richard e a Joanne Friday dos EUA, a Barbara Muhs e o Sander Hartveld da Holanda, o Ian Roberts da Austrália, o Chad Morse, também dos EUA, e muitas delas foram colhidas de álbuns disponíveis nos sites Flickr e Picasa, de participantes de retiros diversos nos últimos anos, como o David Nelson, a Sophie, o Claudio, o Aaron, o casal Chris e Donnie.

Este não é um site oficial de Plum Village. Para acessar o site de Plum Village, por favor dirija-se a http://www.plumvillage.org/







Na foto do topo, vitral no monastério de Upper Hamlet, com os dizeres Smirt, Samadhi, Prajña -- normalmente, em outras tradições eles aparecem como Sila, Samadhi, Prajña. Thây (como é chamado Thich Nhat Hanh por seus amigos e discípulos) explica que ao invés de Sila, que pode ser rapidamente traduzido como princípios morais ou ética, ele prefiriu adotar Smrti, que significa plena consciência, pois necessariamente onde houver a prática da plena consciência nos atos, fala e pensamentos, haverá sempre ética, embora nem sempre ocorra o inverso.

Na foto de baixo, Thich Nhat Hanh no templo do monastério de Son Ha -- e sim, o Buda é de louça rosa bebê; a meu ver a mensagem bem-humorada é para não haver dúvida nem chance de se idolatrar uma estátua, imagem, uma idéia ou ideal do Buda. Como é dito num dos cânticos:

"Aquele que reverencia e aquele que é reverenciado são ambos por natureza vazios. Portanto, a comunicação entre eles é indizivelmente perfeita."

1 comment:

  1. sim... nao devemos idolatrar uma estatua , mas que ela é linda, sim é realmente muito linda...
    Parabéns ao filhote, que ele tenha uma longa vida, e cumpra sua missão de levar o ensimanento a humanidade.
    Manastê...
    Taurus

    ReplyDelete