Wednesday, May 27, 2009

todos os tamanhos, todas as idades

Você consegue ler o que nós da Sangha jovem de Plum Village estamos escrevendo? (resposta ao final desta postagem)


apresentando a comunidade mirim e jovem do Interser...



Em Plum Village, as crianças são o centro da atenção. Os adultos responsabilizam-se por fazer com que elas se sintam felizes e em segurança. Sabemos que, se as crianças estiverem felizes, os adultos também estarão. Espero que se formem no Ocidente comunidades de prática como essa, com a cordialidade e o sabor de um prolongamento familiar, como irmãos e irmãs, tios e tias. Nossas crianças são crianças de todos. Devemos trabalhar juntos para descobrir meios de ajudar uns aos outros. Se conseguirmos fazer isso, todos desfrutarão da prática.

Thich Nhat Hanh
, em Ensinamentos sobre o Amor (clique para ler mais...)



durante o Retiro de Verão, as crianças são acompanhadas por monitores voluntários, que ensinam a elas a prática da plena consciência na tradição de Plum Village; nesta foto, sob a proteção da frondosa árvore de tília, as crianças cantam canções especialmente compostas para elas que, acompanhadas de gestos, ensinam praticar a compaixão, o olhar em profundidade, a atenção à respiração:

eu prometo desenvolver minha compreensão
a fim de viver em paz com todo mundo,
animais, plantas e minerais (2x)
hmmm, ahhhh, hmmm, ahhhh, hmmm, ahhhh

eu prometo desenvolver minha compaixão
a fim de proteger a vida de todo mundo
animais, plantas e minerais (2x)
hmmm, ahhhh, hmmm, ahhhh, hmmm, ahhhh



o jovem monge Phap Huu, já um Professor do Dharma, segurando o bebê Shunyata



pequenos praticantes convivem felizes e livres pelos jardins de Plum Village, e desde a infância vão formando uma comunidade internacional de paz


há tanto o que explorar, em segurança e liberdade... e lá vai o pequeno Tó


Lembro-me do depoimento de uma mãe, uma espanhola que veio para o Retiro de Verão com a bebê de 2 meses... Ela falou da enorme gratidão que sentia por poder estar junto com sua filhinha recém-nascida frequentando um retiro, assistindo às palestras do Thây e participando da meditação caminhando, sentido-se acolhida e bem-vinda, jamais incomodando -- onde mais, ela se perguntava, ela poderia participar com sua filha de um retiro... ah, o nome do bebê é Darma...


este superbebê lindo e feliz é o Rafael, filho da Helena, que mora nas proximidades e frequenta Plum Village desde o ventre... O irmão mais velho dele, Casper (que aparece na foto abaixo, tirada em 2006), aos 15 anos de idade pediu autorização aos pais e está morando em Plum Village desde o Retiro de Verão de 2008




as crianças não são meras espectadoras do retiro, mas ativas participantes... entre as iniciativas próprias, criam obras de arte com pedras, galhos, folhas, papel e outros materiais, que vendem para os participantes do retiro, e toda a renda arrecadada por elas é destinada a ajudar as creches e escolas no Vietnã ligadas a Plum Village



a felicidade é aqui e agora


o balanço sob a frondosa tília do Upper Hamlet já proporcionou alegria a pessoas de todas as idades... teve em seu colo muitas crianças, e as sentiu crescer, viu algumas delas tornarem-se adolescentes e até adultas...


a querida Kaliandra, presença que me abençoou durante o retiro de primavera de 2006, ajudando-me a cultivar alegria e espontâniedade, amor e curiosidade -- na foto abaixo, brincando com meu amigo Stuart, da Escócia




campeonato de futebol entre as monjas e as crianças menores, e na foto abaixo pode ser a platéia deste ou de outro jogo -- em Plum Village há uma maneira especial de competir não-competindo; todos os lances são comemorados, todos os gols, de ambos os lados, são igualmente felizes e celebrados pelos dois times, e ao final todos agradecem a oportunidade de terem jogado juntos

você já viu platéia mais sorridente, desfrutando de um jogo de futebol?



os monges são a companhia preferida das crianças... Um amigo meu, o Mark da Austrália (Hey, Buddha!), que estava passando uma temporada em Plum Village, convidou a irmã para visitá-lo. Ela veio com o marido e os três filhos, meninos de 7 e 5 anos de idade, e um bebê de 6 meses. Lembro-me que no início o garoto mais velho achou tudo "um pouco aborrecido", pois eles chegaram antes do início do Retiro de Verão e o Upper Hamlet estava ainda vazio e tranquilo... Mas logo ele se entrosou com os monges para brincar, e durante as duas semanas seguintes eu o vi cada vez mais livre, mais alegre, mais vigoroso, brincando com as crianças que tinham vindo do mundo inteiro... Ao final da estadia, na hora de ir embora, ele disse "agora eu ainda sou pequeno e tenho que ir embora com meus pais... mas eu quero ser monge, para poder viver para sempre aqui!"


tomando refúgio no Buda, que me apóia no caminho...



na caligrafia do Thây, protegendo nosso planeta, plantando sementes de compaixão -- e para aqueles dentre nós que trabalham bastante durante o verão, ver as famílias convivendo em paz, cultivando juntas a alegria, convivendo estreita e profundamente, dá ainda mais sentido ao trabalho... saber que cada pessoa, e especialmente as crianças e os jovens que vêm a Plum Village, são sementes de paz e compaixão que vão ser plantadas nos solos de seus países e suas comunidades... Trabalhar com esse sentido, por essa missão, é trabalhar feliz!



Linknão se deixe enganar pela juventude de alguns monges... o "ninja do sorvete" na foto acima é o Phap Huu, um dos assistentes pessoais do Thich Nhat Hanh -- Thây nos conta em sua carta que ele "veio a Plum Village pela primeira vez quando tinha sete anos de idade, e voltou diversas vezes depois desta... ordenou-se com a idade de doze anos, em Fevereiro de 2002. Agora Nhiệm irá receber a lâmpada e tornar-se um Professor do Dharma... leia mais aqui --; Phap Huu, aos 21 anos, tornou-se um dos mais jovens Professores do Dharma, e para além disso, é um dos Irmãos que eu mais respeito e quero bem, por sua prática dedicada e inspirada, com alegria e frescor, capaz de insights profundos, enorme capacidade de trabalho e iniciativa -- e apesar da "informalidade" que aparenta, é um grande conhecedor de todas as cerimônias e protocolos de Plum Village.





Há um retiro especialmente para os jovens, entre 16 e 25 anos, com muitas atividades criativas e recreativas, além de toda a prática de meditação -- sentada, caminhando, comendo, lavando louça, etc -- na tradição de Plum Village... há também muito esporte, e é uma experiência interessante e transformadora jogar junto dos monges, aprendendo a não-competir... Por exemplo, todos os monges comemoram todos os gols, não importando qual lado tenha feito o gol... para ver um slideshow realmente lindo do retiro de 2008, ofertado a nós pelo Irmão Phap Due, por favor acesse:
http://www.wkup.org/images/stories/photo-album/Summer_Retreat_Volleyball/index.html


reunião em família, durante o retiro dos jovens, nos jardins do templo de Son Ha, para compartilhar os frutos da prática -- vale enxergar o mundo de ponta-cabeça... Durante o verão de 2008 foi lançado o movimento Wake Up - Desperta (Jovens Budistas para uma Sociedade Saudável e Compassiva), saiba mais acessando o site http://www.wkup.org/


há muita música em Plum Village -- nesta foto, Guillaume toca flauta enquanto o Irmão Than Duc (pai do Pháp Huu, mencionado acima, monges ambos, pai e filho) repousa na rede, nos jardins do templo de Son Ha... Ouça a deliciosa canção Journey to Nowhere (Jornada a Lugar Nenhum), composta durante o retiro dos jovens em Junho de 2008 clicando aqui...


Um garoto de 14 anos que pratica em Plum Village contou-me que, toda vez que se sentia deprimido e ferido, o pai gritava com ele. Esse menino jurou que não agiria dessa maneira quando crescesse. No entanto, uma vez sua irmã pequena estava brincando com outras crianças quando caiu de um balanço e machucou o joelho. Esse acidente o deixou com muita raiva. O joelho dela estava sangrando, e ele sentiu vontade de gritar: “Como você pode ser tão estúpida! Por que fez isto?” Mas se segurou. Como estava praticando a respiração e a atenção plena, conseguiu reconhecer sua raiva e não agir assim.

Thich Nhat Hanh, Ensinamentos sobre o Amor (para ler mais dessa estória...)




eu em você, você em mim, somos a continuação um do outro... e as gerações convivem em paz, com alegria, compartilhando experiências -- em Plum Village





Eu tenho uma fotografia minha quando eu era um garoto de 16 anos. É uma fotografia minha? Eu não tenho tanta certeza. Quem é o garoto na fotografia? É a mesma pessoa que eu sou ou é outra pessoa? Olhe profundamente antes de responder. Há muitas pessoas que diriam que o garoto na fotografia e eu somos a mesma pessoa. Se o garoto é a mesma pessoa que eu, porque ele parece tão diferente? Esse garoto ainda está vivo ou ele morreu? Ele não é o mesmo que eu, mas também não é diferente. Algumas pessoas olham a fotografia e pensam que o garoto não está mais por aqui. Uma pessoa é feita de corpo, sentimentos, percepções, formações mentais e consciência, e todos esses mudaram em mim desde que a fotografia foi tirada. O corpo do garoto na foto não é o mesmo corpo que tenho hoje, hoje estou na faixa dos 70 anos. Os sentimentos são diferentes, e as percepções muito diferentes. É como seu eu fosse uma pessoa completamente diferente comparada ao garoto, mas se o garoto na foto não existisse, eu não existiria também. Eu sou uma continuação como a chuva é uma continuação da nuvem. Quando você olhar profundamente a fotografia, também poderá me ver como um homem velho. Você não precisa esperar 50 anos para isso. Quando a árvore do limão está florescendo, você pode não ver a fruta, mas se olhar profundamente poderá ver que a fruta já está lá. Apenas é necessária uma condição a mais para trazer os limões a tona. Os limões já estão lá na árvore. Olhe para a árvore e você verá não apenas os ramos, folhas e flores, mas se a árvore de limão tiver tempo ela se expressará em limões.

Thich Nhat Hanh, do livro No death, no fear (leia mais aqui...)



dedico esta postagem a toda a Sangha jovem de Plum Village, e especialmente ao Phap Thê, que hoje é um outro nome pelo qual posso chamar "o meu coração" - ele aparece numa pequena improvisação sobre a vida do Buda, num vídeo gravado durante o último Vesak em Plum Village, que você pode assistir clicando aqui...




Agora você consegue ler? P... V... PV... PV... PV... PV... PV... para Plum Village!

No comments:

Post a Comment