Wednesday, October 21, 2009

10 Movimentos em Plena Consciência



Para quem vem participando dos retiros com os monges e monjas de Plum Village acontecidos nos últimos anos no Brasil, esta postagem é apenas um reforço e um lembrete...

No vídeo acima, Thich Nhat Hanh e membros da sangha monástica de Plum Village praticam alguns dos 10 Movimentos em Plena Consciência, que aparecem também nos esquemas ilustrativos abaixo, desenhados pelo noviço italiano, o muito querido Pháp Banh.

São exercícios leves que fazemos diariamente em Plum Village, durante a pausa na meditação caminhando, outras vezes logo após a sessão de meditação matinal e antes do início da palestra com o Thây (como já mostrado em mindfulness day - dia da plena consciência)

Lembre-se de sincronizar seus movimentos com a respiração -- movimentos de expansão ao inspirar, e movimentos de retração ao expirar --, ao fazer de três a cinco movimentos de cada série, sempre com atenção e concentração.

Desfrute!

- o primeiro movimento:

- o segundo movimento:


- o terceiro movimento:


- o quarto movimento:


- o quinto movimento:


- o sexto movimento:


- o sétimo movimento:


- o oitavo movimento:


- o nono movimento:



- o décimo movimento:

1 comment:

  1. Grata por postar esses movimentos com desenhos.
    Aqui tem tanta coisa boa para ler e as vezes quero reler algo e me foge...não sei mais como cheguei la.... e confesso que tenho medo que voce tire algo daqui...nada pode ser tirado....é tudo tão bom.Queria copiar tudo e aí vejo que estou longe de ter uma consciencia plena, porque qualquer tempo que me sobre, entro aqui e fico ANSIOSAMENTE lendo ou relendo algo...
    muito agradecida
    Valquiria

    ReplyDelete