Tuesday, June 16, 2009

Desperta!




DESPERTA!

Jovens Budistas (e não-Budistas) para uma Sociedade Saudável e Compassiva

YBHCS (Young Buddhists for a Healthy and Compassionate Society em Inglês, Jovens Budistas para uma Sociedade Saudável e Compassiva em Português) - Wake up!, Desperta! é uma comunidade de jovens praticantes do Dharma que querem trazer sua prática a uma sociedade sobrecarregada com intolerância, discriminação, desejo, raiva e desespero.

Sua prática é a dos Cinco Treinamentos da Plena Consciência; uma prática concreta do amor verdadeiro e da compaixão, que mostra claramente o caminho para uma vida de harmonia uns com os outros e com o planeta. Se você é um jovem praticante, está sendo chamado a participar do Desperta em seu país. Podemos sentir raiva e frustração diante da degradação ambiental causada por nossa sociedade, e desesperança porque não conseguimos ser individualmente fortes o suficiente para mudarmos nosso modo de vida. O Desperta nos oferece uma maneira de juntarmos nossa energia e agirmos em sincronia. Uma tal prática em conjunto irá certamente resultar em transformação e cura individual e coletiva. Vamos nos reunir e formar grupos locais do Desperta, e manter contato com jovens praticantes em Plum Village, tanto monásticos como leigos, para receber apoio e mais informações.

O Budismo precisa ser reconhecido como uma fonte de sabedoria, uma longa tradição de prática da compreensão e do amor, e não só de devoção. O espírito do Dharma está muito próximo do espírito da ciência; ambos se pautam pela abertura e não-discriminação. Você pode juntar-se ao Desperta sendo cristão, judeu, muçulmano, agnóstico ou ateu. A prática de maitri, da irmandade, é o fundamento do Dharma.

Quando membros do Desperta se encontram, eles gostam de estar reunidos e conectados ouvindo uma palestra do Dharma, participando da discussão do Dharma, recitando os Cinco Treinamentos da Plena Consciência e praticando a meditação sentada e caminhando. Estas práticas nos ajudam a aliviar tensões em nosso corpo e sentimentos, a viver com maior profundidade e desfrutar de cada momento de nosso dia-a-dia, e a usar a escuta compassiva e a fala amorosa para restaurar a comunicação e nos reconciliarmos uns com os outros, e ajudar outras pessoas a praticar o mesmo.

Discussões do Dharma nos ajudam a compartilhar nossa prática uns com os outros, a aprofundar nosso entendimento dos Cinco Treinamentos da Plena Consciência e encontrar maneiras apropriadas de aplicá-los efetivamente em nossa vida cotidiana, e assim encaminhar nossa sociedade rumo à compaixão e harmonia. Juntos podemos descobrir várias formas concretas de ajudar, tais como:

- oferecendo sessões de relaxamento profundo para nossos colegas antes das provas ;
- organizando sessões de resolução de conflitos e de reconciliação entre nossos amigos e em nossas famílias ;
- direcionando nossas escolas e faculdades para o consumo responsável (por exemplo, contactando fornecedores de produtos orgânicos ou organizando bazares de comércio equitativo);
- promovendo o Dia Sem Carro;
- facilitando oficinas de ecologia profunda para ajudar a nos conscientizarmos da situação do planeta;
- cultivando hortas orgânicas em nossas escolas e centros comunitários;
- utilizando os meios e insights do Budismo para auxiliar nossos amigos com problemas de vícios e outras formas de dependência;
- trabalhando em conjunto com sociedades assistenciais locais.

O Desperta pode também organizar acampamentos e retiros para que muitos outros jovens (e nem tão jovens assim) possam participar e compartilhar a prática do modo de viver consciente e feliz, enquanto nos nutrimos através do contato com a natureza.

Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência encorajam todos a viver de tal maneira que o planeta Terra sobreviverá ainda por um longo tempo. Os Cinco Treinamentos são o fundamento dos membros do Desperta representam seu ideal de servir. Plena consciência, concentração e insight são as energias cultivadas através da prática e que resultam em tolerância, não-discriminação, compreensão e compaixão.

Desta maneira, nas últimas três décadas Plum Village tem auxiliado a formar muitos jovens na Europa, América do Norte e Ásia. Agora torna-se possível estabelecer núcleos do Desperta em cada país e cidade. Por favor contacte-nos em Plum Village sobre seus planos e objetivos. Faremos o melhor para apoiá-lo.




Para ver fotos e vídeos, ouvir canções, ler depoimentos e ter acesso à programação internacional do movimento Wake Up! por favor acesse:

http://www.wkup.org/


Para ver mais da Sangha jovem e mirim de Plum Village, por favor acesse a postagem Todos os Tamanhos, Todas as Idades.





no vídeo acima você pode assistir a um sketch de cenas da vida do Buda, criado pelos jovens noviços de Plum Village e encenado durante o Vesak 2009: Phap Man como Siddhartha, Phap The (autor do desenho no topo desta postagem) como o Rei Sudodana e a Irmã Sinh Nghiem como a Rainha. O vídeo, intitulado New Path, Wild Clouds (Novo Caminho, Nuvens Selvagens), é um trocadilho com o título em Inglês do livro de Thich Nhat Hanh sobre a vida do Buda, Old Path, White Clouds, disponível no Brasil em Português como Velho Caminho, Nuvens Brancas, pela Editora Bodigaya.

- Cena 1 - Infância; Cena 2 - Deixando o Lar; Cena 3 - Iluminação; cena 4 - Retorno ao Lar

No comments:

Post a Comment